Dicas para publicar um livro
2012-12-21 17:53:54
2009-11-03 16:44:23
Autor: Sony Santos
http://gigawiki.com/sony/dicas-para-publicar-um-livro
Permalink: http://gigawiki.com/628
categ = artigos, dicas, list
A publicação de um livro exige talentotrabalho e um pouco de "sorte" - pseudônimo para o que eu prefiro chamar de "Providência Divina".

Você tem que ter talento para fazer uma obra que realmente interesse às pessoas. Se for um livro didático, deve ser útil, claro, objetivo, e que realmente solucione o problema do leitor - isto é, que seja útil. Se for entretenimento, deve mexer com as pessoas, surpreendê-las, fazê-las pensar e sentir.

Você precisará bastante dedicar tempo e trabalho a fim de concretizar o seu talento. A primeira fase desse trabalho será na hora de escrever. Não basta escrever; é necessário revisar, refazer alguns trechos, digitar, consultar amigos; enfim, deixar o texto pronto para a publicação.

A segunda fase será procurar uma editora. Será necessário fazer uma pesquisa das editoras que publicam esse tipo de trabalho. Selecionadas as editoras, será necessário imprimir e encadernar uma cópia para cada editora. O formato não importa nesse momento; o que importa é a legibilidade. A fonte deve ser bem legível (Arial, por exemplo), as letras devem ter um tamanho médio, e o espaçamento deve ser duplo. Sobre o formato final, geralmente será a editora que irá escolher.

Finalmente, a terceira fase de muito trabalho será depois da publicação: a divulgação do seu livro. Você precisará empenhar-se em promover eventos: lançamentos, palestras, muitas vezes em várias cidades; pagar anúncios, distribuir convites, anunciar pela internet (twitter, orkut, blogs, etc.); dar livros a autoridades, pessoas que fazem resenhas, clubes de leitores, etc. Não é fácil ser escritor.

Você vai precisar de sorte, ou Providência, para encontrar uma editora que procura um trabalho como o seu, e também para que seu livro tenha uma boa aceitação no mercado. Publicar é um investimento de risco: pode dar certo ou não.

Muitas editoras vão lhe dizer "não". Ou porque não se encaixa nos projetos da editora, ou porque o planejamento para o ano seguinte já está fechado, ou simplesmente porque não gostaram do seu trabalho. Não desanime. Ainda que aconteça de nenhuma editora lhe responder positivamente, aproveite as críticas de forma construtiva. Distribua cópias aos seus amigos e pergunte-lhes o que eles acham. Se acredita que as editoras estão perdendo um grande talento, você pode produzir seu livro de forma independente. Há um site interessante sobre isso: www.clubedeautores.com.br.

Às vezes uma editora demora para responder. Três meses é o ideal, mas se passar de seis meses, desconsidere. No caso do meu livro, Sete universos nada paralelos: contos de ficção científica, houve um espaço de 2 anos entre o "gostamos de seu livro" e o "vamos publicá-lo".

O salário não é mensal, mas semestral ou anual; isso varia de acordo com a editora. Para sobreviver como escritor, sua obra tem que vender muito bem, ou você terá que publicar muitos livros, para que a soma dos direitos autorais seja suficiente para seu sustento. Mas se seu objetivo é apenas divulgar suas ideias, você não precisa se preocupar com isso.

Antes de enviar o livro às editoras, você pode querer garantir os seus direitos autorais, a fim de evitar que alguém queira copiar a sua ideia, embora isso seja raro. Para fazer isso, procure o Escritório de Direitos Autorais no site da Biblioteca Nacional: www.bn.br. Você será orientado a enviar uma cópia, pagar uma taxa, e em poucas semanas você receberá um certificado do registro.

Há um outro site muito interessante e com muito mais dicas, da escritora Laura Bacellar: www.escrevaseulivro.com.br. Nome sugestivo, não?

É isso aí! Sucesso aos escritores iniciantes! 
blog comments powered by Disqus
Login:
Senha:
Para logar, você precisa ter o Javascript habilitado.