Visitando um amigo na Antártida
2012-06-28 18:02:35
2009-02-20 09:05:46
Autor: Sony Santos
http://gigawiki.com/sony/visitando-um-amigo-na-antartida
Permalink: http://gigawiki.com/262
categ = legais, list, sonhos, sonhos malucos
O Alexandre me mandou por e-mail umas fotos que tirou lá na Antártida. Havia uma "moldura branca", arredondada, em todas as fotos; talvez fosse das janelas do iglu em que estavam, e as fotos eram batidas de dentro dele. Devia haver janelas por todos os lados, pois havia muitas fotos diferentes. Uma que me chamou a atenção era a do "eterno pôr-do-sol", ou nascer do sol, com o Sol no horizonte do mar, ali, estático, sem subir nem descer (acho que era um vídeo), pois lá os dias duram 6 meses e as noites também. (Na verdade essa é uma condição teórica que aconteceria apenas nos pólos, sem considerar os efeitos da refração.) Como gostei das fotos, fui visitá-lo.

Chegando lá, vi que a Base Brasileira não estava num iglu, mas em uma casa normal, de paredes amarelas, com plantas no quintal, apesar da neve no chão.

Ele foi me apresentar a Antártida e saímos eu, ele e mais alguém da base, mais velho; talvez o cientista-caseiro de lá. O caminho lembrava um velho jogo de MSX, e perguntei-lhe se eles não aproveitaram a oportunidade para brincar de Antarctic Adventure de verdade. Ele disse que não; não havia tempo pra essas coisas.

Da base, meio encoberto pela névoa, era possível ver um navio escuro encalhado no gelo. "É nesse que você veio?", perguntei. "Sim", respondeu ele. Deu a entender que ele e sua equipe ainda não haviam voltado porque ainda não haviam conseguido desencalhá-lo totalmente. (Não sei como eu cheguei lá.)

Continuando o passeio, tivemos que atravessar um pequeno trecho de água. Apesar de a água estar gelada, isso não nos preocupava, pois estávamos vestidos. (Com roupa normal.) Na travessia, encontramos 3 ursos polares nadando ou brincando n'água, com seus pêlos grisalhos. Não nos preocupamos, pois sabíamos que eles só comem pinguins. Até brincamos um pouco com eles.

De volta à base, reparei que havia uma rodovia movimentada apenas atravessando uma cerca de arame (a divisa entre a área de expedições científicas internacionais da Antártida, onde estávamos, isto é, o caminho de Antarctic Adventure, e talvez uma área comercial-turística de lá). Perguntei-lhe por que ele não voltava por ali, mas parece que lá não levava a lugar nenhum. Eles teriam de voltar com o navio, mesmo. Era o que fazia parte de sua missão.

Sonho de 16/02/09.

P.S.: eu normalmente sei que ursos polares são brancos e vivem no norte, e que no norte não há pinguins.  
blog comments powered by Disqus
Login:
Senha:
Para logar, você precisa ter o Javascript habilitado.