Parábola do "mesmo salário"
2010-01-14 22:47:12
2009-03-05 15:48:04
Autor: Sony Santos
http://gigawiki.com/sony/parabola-do-mesmo-salario
Permalink: http://gigawiki.com/280
área = religião; categ = artigos, list, opiniões
Uma vez um amigo meu achou injusta a atitude do dono da vinha de pagar o mesmo salário a todos os funcionários, tanto para os que chamou há mais tempo quanto para os que acabou de chamar. "Como pode alguém que trabalhou mais receber o mesmo de alguém que trabalhou tão pouco tempo?", ele perguntou-me.

Na época eu dei-lhe a minha interpretação de "salário": o Reino dos Céus! Ir para o Céu é a recompensa dos justos, e não tem como alguém "ir mais para o Céu" do que outro. Seria como dizer "o meu salário tem que ser mais infinito do que o dele!". Portanto, o salário é o mesmo para todos! 

Hoje tenho três interpretações para isso:

1. O Reino de Deus. Ele é o mesmo para todos, para o convertido quando jovem, e para aquele que se arrependeu pouco antes de morrer.

2. Vida em abundância. O importante é não estar desocupado. Enquanto trabalha para Deus, sua vida tem sentido. A diversão em si mesma é vã e vazia. Neste ponto de vista, quem está há mais tempo com Deus vive uma vida melhor há mais tempo, isto é, já vive um salário maior. Saiba valorizar o tempo em que está com Deus.

3. Igualdade de condições. Não importa se você trabalha mais ou tem mais talentos; todos têm direito à mesma dignidade. Se você ganha mais que o outro, deve dividir com ele para que todos ganhem o mesmo.

blog comments powered by Disqus
Login:
Senha:
Para logar, você precisa ter o Javascript habilitado.