A volta de Arquivo X
2016-02-26 01:23:08
2016-02-26 00:41:48
Autor: Sony Santos
http://gigawiki.com/sony/a-volta-de-arquivo-x
Permalink: http://gigawiki.com/3971
categ = opinião
Minhas expectativas e impressões sobre o "Novo Arquivo X".

Bota aspas nisso, porque não tem nada de novo.

Eu sabia que Mulder e Scully voltariam, porque eles são a alma do Arquivo X; não seria Arquivo X sem eles; a série não poderia voltar sem eles.

O que eu esperava é que eles fossem assumir posições diferentes, e lidar com outra classe de mistérios, sem mexer nas questões que já foram resolvidas na série "antiga". Por exemplo, a Scully poderia ter sido promovida e estar no lugar do Diretor Skinner, e o Mulder no lugar do Canceroso, cuidando dos novos arquivos X de uma forma mais indireta e com um acesso mais global à verdade exterior.

Mas não! No primeiro episódio tudo o que já havia sido encerrado cai por terra, tudo fica em dúvida novamente, tudo pode ser verdade ou não (conspirações, alienígenas etc.). E eles não voltam em novas posições. Eles voltam como Mulder e Scully, um pouco diferentes por dentro e por fora, mas nos mesmos cargos, para resolver os mesmos tipos de problemas, com as mesmas ideias e formato, na mesma salinha do porão do FBI que tem o banner "Eu quero acreditar". Voltou à mesmice da série antiga. Só que um pouco pior.

Antes havia episódios sobre coisas misteriosas de que não se conhecia a explicação, se era natural ou artificial, se era conspiração ou alienígena, e muitas vezes o episódio terminava sem a solução do mistério, mas para o qual se supunha haver explicação científica oculta. Agora, coisas escandalosamente absurdas tomam os episódios como verdades reais, sem mesmo haver mistérios ocultando uma possível explicação, transformando a série mais em fantasia do que ficção científica.

Eis o que escrevi há um ano (no facebook) quando soube da volta da série: "Acho estranho voltar a mesma série, com os mesmos Mulder e Scully. Penso que seria melhor um remake, bem aparado nas pontas soltas (isto é, a sensação de que os assuntos ficam resolvidos na última temporada). Se for uma continuação, creio que deveria ser com novos agentes. A não ser que aparecesse uma grande novidade que exigisse a ação de Mulder e Scully, que só eles pudessãem resolver. Ou eles podem ter sido promovidos; a Scully como diretora no lugar de Skinner e o Mulder é o novo Canceroso. Aí sim!" (27/2/2015)

Não deixa de ser divertido e interessante, mas voltou aquém das minhas expectativas.
blog comments powered by Disqus
Login:
Senha:
Para logar, você precisa ter o Javascript habilitado.